Este é um Podcast de Teste

Este é um Podcast de Teste

Abaixo os principais pontos discutido durante a entrevista deste episódio do podcast:

 

  • B2B x B2C

Seu negócio deve ser estruturado de forma diferente de acordo com seu foco: B2B (Venda para outras empresas) ou B2C (Venda direta para consumidor).

  • Planejamento Financeiro

Seu planejamento financeiro deve refletir a realidade da sazonalidade de seu segmento. Lembre-se que na maioria dos setores as vendas caem no fim do ano, então planeje-se de forma adequada.

  • Ciclo de Vendas

O ciclo de vendas para empresas B2B normalmente é muito mais longo, pois você precisa passar por um processo diferente, com mais áreas envolvidas, concorrência com orçamentos de outras empresas, etc.

  • Canais de Marketing Digital para B2B

O canal de marketing digital mais usado para empresas que vendem B2B ainda é o e-mail, mas também são importantes as redes sociais e blogs (gestão de conteúdo).

  • Mobile para B2B

Lembre-se que mesmo que você venda para empresas, as mesmas são formadas por pessoas. E como a maioria das pessoas acessam conteúdos e fazem buscas através de mobile, então seu site e conteúdo precisam ser responsivos.

  • Compra de impulso

A compra de impulso é muito comum no B2C, mas raro no B2B, então seu conteúdo precisa mostrar os benefícios de forma muito clara. E lembre-se, “Mobile First”, ou seja, o conteúdo precisa ser objetivo para ser amigável e objetivo em dispositivos móveis.

  • SEO

O SEO é essencial para as empresas que querem se destacar em seu segmento. As empresas buscam soluções para os seus problemas através da busca e o investimento a longo prazo em SEO gera um ótimo retorno, até para reduzir o valor que você precisa investir em técnicas de curto prazo.

  • Geração de Leads

Para as empresas que trabalham no mercado B2B, é importante nutrir os leads que você gera, continue alimentando seu funil de vendas com conteúdo, pois como o ciclo de vendas é mais longo, você aumenta sua possibilidade de comunicar-se com o cliente no momento que ele precisa de você.

  • Automação de marketing digital

Para aumentar o retorno de seus investimentos de marketing digital, você deve automatizar esse processo, ou seja, criar um fluxo que possa identificar o momento em que o cliente em potencial se encontra de acordo com o conteúdo consumido e enviar conteúdos posteriores com um processo automatizado.

  • Integração de tecnologias

Um dos desafios da automação de marketing, em que você precisa de ajuda de uma agência ou da área de TI de sua empresa, é integrar as tecnologias, ou seja, as diferentes ferramentas de iscas, geração e nutrição de leads.

  • Criação de personas

Criar personas parece algo abstrato, mas acredite, é muito importante para quem deseja ter resultados melhores com seus investimentos de marketing digital. Criar as personas é identificar quais os perfis dos seus consumidores e criar conteúdo baseado nas necessidades destes perfis. Você pode se basear inicialmente nos casos de sucesso que você tem atualmente na sua empresa para criar as personas.

  • Fluxo financeiro

Para quem trabalha com B2B, lembre-se que as condições de pagamento são diferentes do B2B. Muitas vezes você vai fechar com clientes que só trabalham com pagamento em 45 ou 60 dias. Lembre-se que você precisa de capital de giro para sustentar sua operação até receber o pagamento.

  • Relacionamento com múltiplos perfis

Prepare-se para lidar com perfis diferentes, de diferentes áreas de negócio em um mesmo cliente B2B. Em outras palavras, o discurso com a área de marketing talvez seja diferente da forma com a qual você vai negociar com a área de Compras, com o operador técnico ou o diretor financeiro que dará a aprovação final.

Compartilhe

Últimos Podcasts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *